Códigos não passando com o quadrado no canto da célula

(Jhonatan) #1

Estou fazendo uma planilha de frequência mas não consigo passar os códigos feitos em uma coluna para a outra arrastando pelo quadrado no canto inferior direito da célula. Teria alguma maneira de passar mas fazendo o COUNTIF passar apenas o intervalo e manter o critério para não tear que sempre que entrar outro funcionário ter que ficar mudando manualmente o critério na fórmula.

Olá, @Jhow !

Não entendi muito bem! Você poderia colocar algumas imagens explicando o que está tentando fazer e o que está dando errado?

(Daniel Nagaoka) #3

Opa, @Jhow, tudo bem?

Imagino que os critérios de seu COUNTIF façam referência a uma célula específica, estou correto?

Clique para editar sua fórmula e deixe o cursor em cima da referência dentro do seu critério e aperte F4. O Excel adornará a coluna e a linha da sua referência com um $ antes de cada (ex.: A1 se torna $A$1) - isso torna a referência dentro do critério absoluta.

Tornar uma referência "absoluta" faz com que, caso "arraste" a fórmula para as células ao lado ou a copie e cole em outro lugar, a referência não sofrerá alterações. Não sei se está familiarizado com referências absolutas, mas também é possível travar apenas a coluna ou a linha, por ex.: fazer referência a A$1 faz com que ao arrastar a fórmula para outras colunas altere a coluna dessa referência, mas nunca a linha, pois você a travou com o cifrão ($).

Confira a documentação oficial aqui.

Outra opção é atribuir um nome à célula que deve ser "fixa" na sua fórmula. Basta selecionar a célula, ir à aba Fórmulas na caixa de ferramentas superior e, no grupo Nomes Definidos, clicar em Criar a partir da Seleção. Você pode dar o nome que quiser à célula, como taxa_anual ou algo que dê um significado ao valor contido na célula. A partir de agora, sempre que for se referir à célula em suas fórmulas, pode se referir pelo nome! :slight_smile: Isso torna as fórmulas mais legíveis e fáceis de manter.

Documentação oficial sobre intervalos nomeados.

Espero ter ajudado! Caso não tenha entendido direito sua pergunta, por gentileza, poste algumas imagens com exemplos como o @bruno.hanai sugeriu.

Eu também pensei nessa questão de referência absoluta/relativa, mas ia esperar o retorno do @Jhow para ter certeza!

Esse é um assunto muito importante e o vídeo sobre isso já está em produção (foi uma sugestão da @solangehonoratosol!).

(Jhonatan) #5

Era exatamente isto meu problema.

Colocar como absoluto resolveu ele, agora irei entender melhor esses nomes definidos para ver qual se aplica melhor.

Obrigado.

(Solange Honorato) #6

Nesses últimos dias andava sem energia... acabei deixando o excel um pouquinho de lado... Mas sua explicação foi motivadora!!! Já voltei ao treino.:)) Obrigada Dan!:heart:

(Daniel Nagaoka) #7

Muito obrigado pelo feedback, @solangehonoratosol!

É muito gratificante ouvirmos lermos mensagens como a sua! Comentários como o seu fazem nosso trabalho valer a pena! :blush: