Como calcular os resultados dos últimos X meses?

excel-avancado
formula-matricial
dúvida

(Paulo) #1

Boa tarde galera,

Montei uma tabela com o histórico do IPCA mês a mês e acumulado. Precisava criar uma fórmula para deixa sempre os últimos 12 meses, de maneira que não precisasse ser alterada cada vez que colocasse o mês subsequente. Ou seja, à medida que colocasse o mês seguinte, o último sairia da fórmula, ficando sempre os últimos 12 meses. Caso alguém saiba e possa me ajudar, ficarei muito grato, pois só falta esse detalhe para a minha tabela ficar pronta.
Tabela - IPCA - CDI.xlsx (44,2 KB)

Abraços,
Paulo

Olá, Paulo! Seja bem vindo.

Antes de tudo, vou dar uma sugestão. Esse formato dificulta fazer o cálculo dos últimos 12 meses:
p1

Quase sempre o melhor é optar por um estilo mais estruturado:
p2
(as células com fundo branco devem ser preenchidas, as com fundo amarelo são fórmula auxiliares)

Assim você vai conseguir manipular e fazer diversos cálculos com seus dados.

Então eu usei o =SOMASES para preencher a sua tabela:

Para o acumulado do ano, como não existe uma fórmula do tipo "=MULTSES", eu montei uma fórmula matricial com a =MULT (ela multiplica as células, assim você não precisa fazer algo como "A1 * A2 * A3 * A4 * etc", somente =MULT(A1:A4)):

Atenção: cuidado ao modificar as fórmulas matriciais, pois é necessário usar CTRL+SHIFT+ENTER para confirmá-las.

Chegando na parte que você está interessado, primeiro eu peguei o último mês preenchido na base de dados:

Nesse caso é "dez/2012".

Para voltar 12 meses a partir dessa data, usamos a =DATAM([data], -12).

Então eu usei uma fórmula matricial muito parecida com a que usei antes, apenas mudando a condição do =SE. Em vez de olhar o ano, eu vejo se a DATA é maior (posterior) ao cálculo "último - 12 meses":

Depois é só fazer o mesmo com os outros períodos.

Minha intenção não é resolver todos os problemas para a pessoa, mas achei que essa planilha tinha boas situações para serem explicadas!

Eu deixei tudo na mesma sheet, mas você pode separar da forma que preferir.

Obs (Paulo): Como não usamos a função =DESLOC, vou fazer uma alteração no título do seu tópico

Obs (Todos): Caso tenham percebido algum erro ou tenham alguma sugestão, por favor, complementem

Tabela - IPCA - CDI_editado.xlsx (52,6 KB)

(Paulo) #3

Obrigado Bruno,

Mas como o Excel não é a minha praia, rsrs, ainda estou com dificuldade para alterar a estrutura da tabela para esse novo formato, utilizando os dados que eu já tenho. Poderia me ajudar?

Abraços,
Paulo

Paulo,

Vou mostrar o jeito mais simples de fazer isso (bem manual):

Preencha o primeiro mês da sua base de dados (1 de janeiro de 1980):
p1

Clique com o botão direito do mouse no quadrado à direita e embaixo da célula, segure o botão e arraste para baixo e escolha "preencher meses":

Copie os dados de 1 ano:

Cole as informações usando "colar especial", "valores" e "transpor":

Tabela - IPCA - CDI_editado-2.xlsx (50,7 KB)