Filtro na linha invés da coluna

(Jhonatan) #1

Eu gostaria de fazer um filtro porém os valores que preciso filtrar estão na linha, não na coluna.

Eu preciso filtrar os nomes dos funcionários na célula Nomes

Teria alguma maneira de filtrar os dados da linha? Fiz uma pesquisa e não me rendeu resultados se é possível fazer isso!

(Daniel Nagaoka) #2

Olá, @Jhow!

Infelizmente, não acredito que o Excel suporte nativamente filtros da forma como mencionou. No entanto, não é difícil solucionar seu problema. Você pode transpor os dados da sua planilha para que fiquem com orientação vertical e, assim, possa filtrar por colunas. É boa prática construir suas tabelas dessa forma (por alguns motivos, mas o mais importante deles é que, assim, você terá suporte nativo do Excel para suas tabelas).

Transpor é, essencialmente, transformar colunas em linhas e linhas em colunas. Existem dois métodos - o primeiro utilizando um recurso de colagem especial do Excel e outro utilizando fórmulas matriciais. Explicarei o primeiro método:

Selecione o intervalo que deseja transpor e o copie (Ctrl + C). Clique com o botão direito em alguma célula em outra região de sua planilha ou em uma planilha nova. No menu de contexto (do botão direito), clique no ícone em destaque:
image

Link para a documentação oficial.

Sua tabela será colada com a orientação correta. A partir desse momento, você deve inserir novos registros com novas linhas ao invés de novas colunas.

// ========== :warning: Caso deseje, pode parar aqui! O que vem a seguir é opcional. ========== //

Com uma pequena mudança na forma como a tabela é preenchida, você pode, ainda, criar uma tabela dinâmica que exibe os dados de forma horizontal (como na sua planilha original). Caso se interesse - sua tabela original precisaria ficar mais ou menos assim:

Para montar a dinâmica, basta ir para a guia Inserir e clicar em Tabela Dinâmica:
image

Selecione toda a tabela com os dados (nomes + datas + situações) e selecione um local para criar sua dinâmica (de preferência, em outra aba/planilha). Agora, você pode "arrastar" os campos disponíveis para os quadros no painel da sua dinâmica:

1. Arraste Nome para o quadro de linhas;
  2. Arraste Situação para o quadro de colunas;
  3. Arraste Situação para o quadro de valores e
  4. Opcionalmente, arraste Data para o quadro de filtros. Ficará assim:
    image

Assim, você obtém sua dinâmica:

Entenda mais sobre tabelas dinâmicas.

Tentei não me deter muito em explicações. Se tiver algo que ficou muito chato de entender, pode me falar que explico ou edito meu post para facilitar o entendimento!

Em tempo: o @bruno.hanai fez uma série de vídeos, explicando como construir uma planilha de frequência. Confira: [Parte 1][Parte 2][Parte 3]

Abraços e obrigado pela participação!

Exato! Acredito que o melhor é transpor, para ter os nomes em uma coluna só.

@Jhow, do jeito que você montou, fica bem trabalhoso ver as contagens do "Funcionário 8", por exemplo (tem que fazer muito scroll para a direita). Se você transpor, vai ficar melhor.

Obs: para filtrar os dados na linha, só conheço com tabela dinâmica também, mas não acho uma boa para esse caso

(Jhonatan) #4

Eu estava pensando em colocar um filtro para ver os funcionários mais adiante, porém não sabia que funcionava somente em coluna, irei transpor a planilha para resolver isso.
Obrigado.