Por onde começar?

(Solange Honorato) #1

Oi gente! Hoje está muito frio na grande Floripa! Então para esquentar as coisas por aqui gostaria de uma sugestão de como iniciar meus estudos no Excel. Sei muito pouco... pego várias explicações usando várias fórmulas para várias situações... confesso que às vezes me sinto perdida..:)) Existe um começo, um caminho para facilitar a aprendizagem?

Ficaria imensamente feliz se alguém puder me passar um exercício para treino. Percebo que fazer repetidas vezes é fundamental.:))

Olá, @solangehonoratosol!

Na minha opinião, você precisa assumir o desafio de fazer uma planilha inteira desde o zero o quanto antes.

Quando eu comecei com o Excel, minha gerente pediu para eu fazer um relatório novo para a empresa. Então eu tive que começar do zero até ficar completo para entregar.

No seu caso, você precisa encontrar algum desafio que faça sentido para você.

Por exemplo, você pode montar uma planilha de Controle de Finanças Pessoas do zero. Começando do mais básico, cria uma tabela para preencher os suas receitas e despesas durante o mês.

Seria algo como:

| DATA | TIPO (RECEITA/DESPESA) | VALOR | DESCRIÇÃO |

Então todo dia você preenche essas informações em uma nova linha, uma linha para cada receita/despesa.

Vai ter uma hora que isso vai ficar chato, porque você vai ter uma lista de dados que não te diz nada.

Naturalmente, no fim do mês vai querer fazer um balanço entre Receitas x Despesas. Para fazer isso, provavelmente vai precisar usar a função =SOMASE, e isso vai ser um bom treino.

Talvez você queria deixar sua lista mais bonita, então pode usar Formatação Condicional para deixar a linha vermelha quando o registro for uma despesa e verde quando for uma receita.

Talvez também queria acompanhar a evolução dia-a-dia ou mês-a-mês, aí provavelmente vai montar um gráfico para facilitar a análise visual.

Você vai usar bastantes formatos (números, moedas, datas) e cálculos (média, porcentagem, soma).

Enfim, você pode evoluir essa planilha cada vez mais, praticando e aprendendo cada vez mais Excel, enquanto cria uma planilha útil pra você!

Isso foi só um exemplo, existem vários outros tipos de planilhas:

• Estamos na Copa do Mundo, dá para criar uma planilha de bolão
  • Se costuma jogar na loteria, pode criar planilha para controlar os jogos, acertos, gastos e ganhos
  • Se é empreendedora, pode criar uma planilha para gerenciar uma parte do negócio
  • Se investe dinheiro, planilha para gerenciar os investimentos
  • Se percebe que algo no trabalho poderia ser mais organizado, pode criar a planilha e sugerir o uso lá

E muito mais! Basta observar as oportunidades de acordo com o seu caso.

Então, o exercício seria esse: definir uma planilha e fazê-la do zero, melhorando-a cada vez mais

Junto com isso, é bom estudar assuntos específicos como:

• Como fazer gráficos (os mais simples mesmo)
  • Tabela Dinâmica
  • Fórmulas (as mais usadas)

É legal assistir alguns vídeos aleatórios no YouTube, para pegar umas ideias diferentes e ir absorvendo o Excel cada vez mais, tendo ele na sua rotina do dia a dia. Só não exagere no tempo usado nisso, pois o mais importante mesmo é a prática!

E além de tudo isso, tenha paciência e disciplina. Paciência para saber que não se aprende em poucos dias e disciplina para praticar um pouco por dia, se possível todos os dias!

(Solange Honorato) #3

Ótima sugestão!
Você tem razão, começar do simples e ir evoluindo.
Ando meio afobada, querendo aprender tudo de uma vez. Mas isso vai mudar.:)
Já estou com umas ideias...

Bruno, muito obrigada!

(Daniel Nagaoka) #4

Olá!

Segue uma pequena abordagem que me ajuda bastante!

Fórmulas grandes são difíceis de se manter. Às vezes, elas são inevitáveis! Mas suponhamos que você tenha uma tabela com colunas com a mesma fórmula... se a fórmula parece muito confusa, uma maneira é você quebrá-la "semanticamente" em colunas e depois juntar cada coluna com uma fórmula maior. Dessa maneira, ela fica muito mais compreensível e fácil de se consertar no caso de erros.

Ex.: Se em uma tabela de produtos temos seus respectivos valores unitários, percentuais de desconto e valores de frete, antes de calcularmos o valor total é válido incluirmos uma coluna "Valor com Desconto". Dessa forma, ao invés de fazermos Valor Unitário * Desconto + Frete, fazemos Valor com Desconto + Frete. A fórmula final fica menor e mais legível, mas a maior vantagem é que conseguimos enxergar se estamos calculando o valor com desconto corretamente e, caso precisemos usá-lo novamente, não precisaremos calcular de novo :)

Obs.: há um recurso nativo do Excel que também ajuda na validação e manutenção de fórmulas grandes. Na guia Fórmulas, clique em Avaliar Fórmula (ícone fx):
image
Esse recurso ajudará a analisar cada passo que a fórmula executa para chegar no resultado final!

(Solange Honorato) #5

Oi Dan, uma abordagem bem interessante que devo usar futuramente.
Como sugestão do Bruno, já que sou iniciante no Excel, meu estudo será em cima de uma planilha que estou montando referente a produção de empadas. Escolhi um assunto que me atrai e isso irá me estimular ainda mais. Esse projeto foi iniciado no passado mas que por falta de planejamento não levei adiante...
Então resolvi retomar o assunto... e, agora sim, estou calculando os custos para a produção das empadas, incluindo matéria prima, insumos, preço de venda... enfim, ainda está em fase de construção.
Certamente será calculado valor de frete e desconto.
Talvez você queira conhecer o produto.:)) Tenho um blog. Passa lá quando puder.
Um abraço!
https://esculturaldesign.blogspot.com/2018/01/cotidiano.html

(Marcelo Adriano) #6

Olá Solange Honorato
No meu caso, aprendi de forma lenta porém constante: fiz um curso "Excel avançado presencial" que hoje vejo que não tinha nada de avançado. O Meu aprimoramento na ferramenta se deu basicamente em pelos vídeos do youtube, assisti e assisto inúmeros vídeos diários já virou um tipo de "hobby" faço isso constantemente até hoje; a prática é fundamental só se aprende fazendo, refazendo, solucionando as dificuldades, aprimorando cada vez mais as planilhas, tentativa - erro e, também, participando ativamente na discussão sobre o tema na internet; já realizei inúmeras planilhas de diversos temas e, que na qual, incrementava e atualizava constantemente. Se você tem a característica e a disciplina e a disponibilidade para aprender sozinha eu recomendo - pois dessa forma o seu aprendizado pode ser lento, porem, gradativo e solidificado: quando se aprende, aprende-se de verdade e os conceitos mais importantes ficam fixando em nossa mente. Mas caso não tenha esta característica ou simplesmente , quer acelerar seu aprendizado recomendo cursos online - tem cursos excelentes por ai: como disponibiliza o Marcus Rieper do Guia do Excel.

Para finalizar fiz o mesma metodologia inciando com as fórmulas e funções nativas do Excel; para assim; começar a aprender a programar via VBA que é o meu estágio atual.

No mais espero ter passando um pouco da minha experiencia nessa ferramenta incrível que é o Excel!
Grato,
Marcelo Adriano
marceloadriano@gmail.com

(Solange Honorato) #7

Oi Marcelo,
Que legal saber como foi seu início. Me identifiquei.:))
Realmente vc tem razão, tem muita coisa boa na internet ...
Mas confesso, esse início está sendo difícil... Raciocínio lógico não é o meu forte, talvez por isso eu esteja sentindo um pouco de dificuldade... será? .. devo estar falando besteira. hahahaa
Como você falou, tem que ter disciplina para treinar todos os dias. Mas estou focada! Coloquei na cabeça que tenho que aprender esse negócio.
O Excel é mesmo uma ferramenta incrível. E digo mais, se eu estivesse no seu estágio, estaria muito bem na empresa em que trabalho... Coisas da vida, né?:))
Muito obrigada pelo incentivo!
Solange Honorato
solangehonoratosol@gmail.com

(Marcelo Adriano) #8

Sôlange
Só uma observação: quando nos deparamos com algo novo, temos que ter a consciência que o nosso cérebro leva uma certo tempo para acostumar com as informações novas traduzindo as mesmas em conhecimento. Quando iniciei na programação VBA você não imagina o tamanho da minha dificuldade, contudo, insistindo e com o passar do tempo meu cérebro assimilou as informações e transformou em conhecimento (Complexo para Simples) - e hoje em dia posso dizer que tenho o VBA básico que para mim era algo complicadíssimo de ser alcançado . Este dizeres parecem abstratos mas tem tudo haver com a forma e o processo de aprendizagem; tudo de incio é difícil e complicado. Não seja tão exigente com você mesma, a persistência leva a excelência! Sou formado em Humanas nada haver com a lógica e matemática! kkk
Grato,
Marcelo Adriano
marceloadriano@gmail.com